Search
Close this search box.

28 de Maio

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Acesita Esporte Clube recebe presidente da Federação Mineira de Vôlei

O Acesita Esporte Clube sediou uma reunião importante a respeito do projeto de voleibol do clube e as principais expectativas para o ano de 2021. O projeto, que se iniciou no ano passado, vem colhendo frutos e tem ganhado uma proporção positiva neste âmbito.

O presidente Carlos Eduardo e diretores do AEC, recepcionaram o presidente da Federação Mineira de Vôlei, Tomás Mendes. Também estiveram presentes o representante da Federação Mineira no Vale do Aço, Daniel Cristiano; o supervisor do Voleibol Masculino do Acesita Esporte Clube, Almiro Valadares; o idealizador e gerente do Projeto de Voleibol Adulto Masculino do AEC, Rômulo Liberato (Suguinha do Volei); o diretor de Futebol do AEC e incentivador, Alexandre Torquetti Júnior; e o representante do município na cultura e esporte, Claudio Gualberto.

A equipe masculina de vôlei do clube participou da Superliga C 2020. Essa participação foi fundamental para alavancar o nome da equipe em cenário nacional, considerando que a equipe nunca tinha participado de um torneio dessa natureza.

O presidente da FMV, Tomás Mendes, falou sobre a importância desse trabalho na região com a certeza de consolidar ainda mais o trabalho do voleibol no Vale do Aço.


Instituto Usiminas abre programação de cursos para educadores

O Instituto Usiminas abriu a temporada de 2021 dos cursos do Programa de Formação de Professores e Arte-Educadores. O primeiro encontro abordou o tema “Educação decolonial – entre as artes e a narrativa”, e foi ministrado pela arte-educadora Giselda Perê. Como parte da programação da Plataforma Educativa do Instituto Usiminas (educativoinstituto.usiminas.com), o curso on-line é gratuito e conta com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. As inscrições podem ser feitas pelo link http://bit.ly/EducaçãoDecolonial.

O curso apresenta e identifica as principais questões relacionadas ao ensino decolonial da arte e da literatura brasileira e será conduzido em três partes: “As histórias da arte brasileira – em busca de uma identidade nacional”, “Quais as histórias que a história da arte não conta?” e “A busca pela prática decolonial na educação e na vida”.

Mestra em arte-educação, Giselda Perê convida os participantes a investigarem como a educação pode solidificar, na prática educativa e artística, gestos de racismo e intolerância. Com mais de 20 anos de carreira, Giselda dedica-se à criação artística que valorize as sabedorias, as estéticas e as oralidades presentes em nossas ancestralidades africanas e afro-brasileiras, principalmente no núcleo de história Agbalá Conta.

Até novembro deste ano, o Instituto Usiminas realizará quatro cursos dentro do seu Programa de Formação de Educadores e Arte-educadores. Todo o conteúdo estará disponível na Plataforma Educativa do Instituto Usiminas, espaço virtual que é extensão da Ação Educativa e possibilita a participação de educadores de diversas localidades de países de Língua Portuguesa.

Em 2020, o Instituto Usiminas alcançou mais de 30 localidades com formações à distância, por meio da Plataforma Educativa. Além do Vale do Aço, os cursos contaram com participantes de cidades do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Alagoas e até em Portugal.


Ministra Damares Alves conhece programas ofertados em Valadares

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, em visita à Governador Valadares foi recebida pelo prefeito André Merlo (PSDB), o vice-prefeito e secretário de Governo, David Barroso (DEM), e outras autoridades.

Na ocasião concedeu entrevista coletiva após encontro com lideranças religiosas e uma breve visita à nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Central), na quarta-feira (26), no CRAS Central.

Ao passar pela cidade, pregou o fortalecimento de vínculos familiares e anunciou parceria com a Prefeitura para fomentar políticas públicas e assistenciais no município e manifestou o empenho em trazer a cidade a Casa da Mulher Brasileira, que será um espaço onde toda a rede de proteção à mulher estará presente.

Damares Alves participou de reunião com prefeitos da região e autoridades onde foram apresentados os trabalhos do Ministério alusivos aos temas da pasta, o lançamento do Estatuto Municipal da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa e assinatura do Decreto que cria a Ouvidoria Racial Municipal.

A comitiva visitou a Praça de Esportes, que foi revitalizada com a total acessibilidade e inclusão dos espaços para pessoas com deficiências e mobilidade reduzida e também o trabalho de Equoterapia que coloca Governador Valadares como a primeira cidade da região a oferecer gratuitamente a Equoterapia para 85 pacientes, sendo 65 adultos e 20 crianças do Centro de Apoio ao Deficiente Físico Dr. Otávio (CADEF). A Equovila é a terapia que utiliza o cavalo como ferramenta terapêutica no processo de reabilitação de pessoas com deficiência é são realizados nas dependências do Parque de Exposições José Tavares Pereira.


Marcas de Sucesso – Minas Gerais – 2021

A premiação, que neste ano completa 26 anos, reconhece as Marcas de Sucesso de Minas Gerais, escolhidas por critérios eminentemente técnicos e através de pesquisa de opinião, encomendada com exclusividade, por MercadoComum à Quaest Consultoria e Pesquisa.

A premiação ocorrerá durante a realização de dois eventos: “I e II Webinar Prêmio Top of Mind – MercadoComum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais – 2021”, que serão realizadas exclusivamente com esse objetivo e ocorrerão às 18 horas dos dias 7 e 8 de julho. Durante a realização do II Webinar é que serão divulgados os vencedores da Categoria Top do Top of Mind de Minas Gerais – 2021. MercadoComum circulará com uma edição impressa e eletrônica no mês de julho.

Este 26º Prêmio Top of Mind já conta, inicialmente, com os apoios especiais da ACMinas – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG-Associação dos Economistas de Minas Gerais; IBEF-MG – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico e MinasPart-Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda.


Aumenta a emissão de passaportes na região

A Polícia Federal de Minas Gerais comunicou recentemente que o Estado teve um leve aumento nas solicitações de passaportes. De acordo com o órgão, em janeiro deste ano foram emitidos 7.944 desses documentos. Em abril, o número subiu para 14.100 passaportes. O delegado Daniel Vianna Ottoni, chefe da Delegacia da Polícia Federal em Governador Valadares, atualizou o número da emissão de passaportes no município. De acordo com ele, de janeiro até abril deste ano foram aproximadamente 5.500 passaportes emitidos na cidade. Só em abril foram emitidos 1.200 documentos na cidade considerando que são 183 municípios atendidos nas regiões Leste e Nordeste de Minas.

Governador Valadares é conhecida mundialmente pela migração de moradores, especialmente para os Estados Unidos, mas a maioria tenta a entrada através de travessias ilegais na fronteira do país com o México.

Segundo dados da PF, 60% dos brasileiros presos nas fronteiras do México com os Estados Unidos são da região Leste e destaca que segue empenhada no combate o crime de promoção de migração ilegal.


Brasil cria 120,9 mil empregos com carteira assinada em abril

Em abril deste ano, o número de trabalhadores contratados com carteira assinada foi superior ao de demitidos, embora a geração de postos de trabalhos formais tenha ficado abaixo do resultado do mês de março. Segundo o Ministério da Economia, em abril, houve 1.381.767 admissões e 1.260.832 desligamentos no mercado formal de trabalho, o que resultou na geração de 120.935 postos de trabalho.

O destaque foi para o setor de serviços, que gerou 57.610 postos de trabalho, tendo admitido, ao longo do mês, 614.873 pessoas, e demitido 557.263. Temos que considerar que abril foi o mês em que se sentiu mais o impacto da segunda onda da covid-19.

Na primeira onda, ano passado, foram perdidos mais de 900 mil empregos. Agora, criados 120 mil empregos.

Os dados fazem parte das estatísticas mensais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), que o ministério divulga mensalmente.


Município de Timóteo retoma as aulas com revezamento de turmas

O Município de Timóteo retoma na próxima segunda-feira (31/5) as aulas na rede municipal de ensino em sistema híbrido, com revezamento das turmas. Cinquenta por cento das turmas terão aula presencial na primeira semana, e a outra metade frequenta a sala na semana seguinte e assim sucessivamente com os alunos se revezando entre as aulas em sala e o desenvolvimento das tarefas em casa.

Voltam na segunda-feira as turmas de Educação Infantil, dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e creches. A rede municipal de ensino conta com aproximadamente seis mil alunos distribuídos em 15 escolas, 3 Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI) e 12 creches conveniadas.

Foram promovidos treinamentos com servidores que atuam nas escolas sobre os protocolos sanitários e de higienização. Servidores estarão nas entradas encarregados de aferir a temperatura corporal dos alunos; as salas de aula foram todas demarcadas com distanciamento entre as carteiras; foram instalados dispenser com álcool em gel e serão disponibilizados sabonete líquido para alunos e professores.

As cozinhas das escolas também passaram por adequações para produção da merenda.


A pavimentação da LMG-760 está próxima do Parque do Rio Doce

Os usuários da LMG-760 que aguardam pelas obras de melhorias de 58 quilômetros que interliga as rodovias BR-381 à BR-262, estão acompanhando passo a passo, metro a metro do desenvolvimento da obra. A pavimentação foi retomada em agosto do ano passado a partir do Distrito de Santo Antônio da Mata, em Marliéria, está em ritmo acelerado. São quase 15 km asfaltado que  ultrapassou a curva da santinha, podendo chegar na virada para o Parque Estadual do Rio Doce nos próximos dias.

O Movimento MG-760, comemora o asfaltamento que vai facilitar o escoamento da produção regional rumo ao mercado internacional, por meio dos acessos aos portos do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, além do intercâmbio econômico entre cidades do Vale do Aço e da Zona da Mata Mineira.

Conforme explicou os coordenadores do Movimento MG-760 Asfalta Já, estão sendo investidos R$ 128 milhões, provenientes de repasse da Fundação Renova, recurso originado da compensação ambiental da tragédia de Mariana.


Hotel de Ipatinga celebra 19 anos de tradição

Um dos hotéis mais tradicionais de Ipatinga está completando 19 anos. O hotel San Diego Suítes (Grupo Hotéis Arco e Nobile Hotéis) foi inaugurado em 2002, no bairro Horto e é referência em hospedagem no Vale do Aço. O estabelecimento é sempre mencionado para receber celebridades, políticos e empresários que passam pelo Vale do Aço, além de receber eventos e conferências.

O hotel conta com ambientes confortáveis e equipados com o que há de melhor para receber os seus hóspedes. A estrutura conta com o restaurante Master Gourmet Ipatinga, onde são oferecidos serviços à la carte, buffet e room service. Além disso, o San Diego também conta com espaços para eventos particulares e corporativos, com ambientes climatizados e capacidade para até 180 pessoas.

A administradora Márcia Faioli e equipe comemoram este importante momento prometendo muito empenho aos desafios para continuar entregando um serviço de qualidade.


DNIT faz campanha para Maio Amarelo na Rodovia 381

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) dá continuidade à campanha educativa a motoristas da BR-381/MG sobre o Maio Amarelo. A ação, além de educar, também comunica aos usuários, em trânsito pelos lotes em obras de duplicação, sobre a recomendação de segurança ao trafegar pela rodovia federal.

Para sensibilizar os motoristas, foram produzidos cartazes apresentando dados sobre o número de mortos, feridos e pessoas que ficaram, de alguma forma, inválidas por conta de acidentes no trânsito. Em 2020 foram registradas 33.530 mortes por acidentes com veículos automotores de todas as espécies. Já 210.042 pessoas ficaram inválidas, segundo dados do Seguro por Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT).

Assim, o objetivo da campanha é alertar para que os cuidados no trânsito sejam priorizados ao trafegar pela BR-381/MG, principalmente nos lotes em que os trabalhos de expansão rodoviária são executados.

A campanha se soma aos esforços concretizados pelo órgão no emprego de ações seguras no trânsito, seja por veiculação de informações, atividades diretas junto aos usuários e trabalhadores ou por interações das equipes dos programas de Educação Ambiental e Comunicação Social, com todos os atores sociais envolvidos no empreendimento.

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza, afirma o site do ONSV.


Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas registra atrativos turísticos

O banco de imagens do Circuito Mata Atlântica de Minas começou a ser renovado nesta quarta-feira (26/05), a partir do lançamento do projeto na sede do Circuito Mata Atlântica de Minas. O projeto prevê que os fotógrafos contratados, Nilmar Lage e Rodrigo Zeferino, visitem os treze municípios associados ao Circuito e o Parque Estadual do Rio Doce para registro dos principais atrativos turísticos da região.

Os pontos foram indicados pelos gestores de turismo de cada município e as imagens serão utilizadas nos materiais de divulgação do Circuito Mata Atlântica, de forma exclusiva.

Coronel Fabriciano e Dionísio foram as primeiras cidades a serem fotografadas. Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Ipaba, Ipatinga, Jaguaraçu, Marliéria, Mesquita, Santana do Paraíso, Timóteo, Ubaporanga, além do Parque Estadual do Rio Doce, também vão ser registrados para o projeto de banco de imagens do circuito, até o fim do mês de junho.

O público poderá conferir as imagens dos atrativos selecionadas em um livro, que será publicado ainda neste ano. A publicação visa valorizar as cidades associadas ao Circuito como destinos turísticos. Para a publicação do livro, a entidade contará com o apoio da iniciativa privada. Informações (31) 98434-3165.


Santana do Paraíso comemora Dia do Pedagogo

A Secretaria de Educação de Santana do Paraíso promoveu um encontro com pedagogos na manhã da terça-feira (25), na Escola Municipal José Dias Bicalho, no Centro e serviu para homenagear estes profissionais, em atenção ao Dia do Pedagogo, celebrado em 20 de maio, e também realizar a análise dos livros de temas transversais que serão distribuídos pela Prefeitura aos alunos da rede municipal. Esses temas são um complemento ao material didático convencional e trabalham questões como o respeito ao meio ambiente, a ética e os cuidados com a saúde.

A confraternização contou com a presença do prefeito Bruno Morato, da secretária Municipal de Educação, Janice Alves da Silva, que ofereceu um café da manhã aos profissionais e destacou a relevância destes educadores no ambiente escolar e a importância da parceria com eles na avaliação dos livros de temas transversais que serão entregues aos alunos. Também participou, como convidado, o escritor Alessandro de Sá, cuja experiência foi importante para auxiliar os pedagogos na análise do material.

COMPARTILHE:

publicidade