Senado aprova vacinação obrigatória em fins de semana e feriados

 Senado aprova vacinação obrigatória em fins de semana e feriados

Projeto de Lei que obriga vacinação em todos os dias foi aprovado no Senado Foto: Agência Senado/Tânia Rêgo

O Senado Federal aprovou, na terça-feira (27), um projeto de lei (PL) que obriga o funcionamento dos postos de vacinação durante todos os dias da semana, inclusive aos fins de semana e feriados, durante a ocorrência de epidemias e situações de calamidade na saúde pública, o que inclui a atual pandemia de Covid-19. Com a aprovação, o texto segue para análise na Câmara.

No texto, o PL descreve que a vacinação, diante dos casos especiais, deve ocorrer todos os dias até que sejam atingidas as metas definidas nos respectivos planos de vacinação definidos para cada grupo e em cada fase de vacinação.

O texto ainda destaca que a vacinação em todos os dias somente poderá ser interrompida caso não exista vacina em estoque, ou nos casos em que for necessária a reserva de segunda dose para aplicação posterior nos grupos em que os imunizantes já foram ministrados anteriormente.

O autor do projeto, senador Chico Rodrigues (DEM-RR), ressaltou que as pessoas em todo país estão se aglomerando “porque em muitos lugares a vacinação contra a Covid-19 nem sempre tem ocorrido aos finais de semana e feriados”. De acordo com ele, a suspensão de vacinação nesses dias dificulta o atendimento para quem trabalha ou precisa de acompanhamento para se vacinar.

Fonte: Pleno News

Publicações relacionadas

X