Covid: Idoso morre em casa após “dar” leito a paciente mais novo

 Covid: Idoso morre em casa após “dar” leito a paciente mais novo

Narayan Dabhalkar decidiu voltar pra casa após ver mulher implorando para internar o marido Foto: Reprodução/Arquivo/India Today

Um paciente de 85 anos morreu na terça-feira (27) em Nagpur, na Índia, após deixar o hospital onde estava internado com Covid-19 para oferecer o leito a um paciente mais novo com a mesma doença. Segundo um jornal local, Narayan Dabhalkar ignorou o conselho dos médicos e decidiu deixar o hospital.

O fato teria acontecido depois que o idoso viu uma mulher implorando para que o marido, 40 anos mais jovem que Narayan, fosse internado. Mesmo com nível de oxigênio em queda, o homem ligou para a filha, explicou a situação, e comunicou o que desejava fazer. O idoso morreu três dias após ser levado para casa.

– Meu pai falou que preferia passar seus últimos momentos conosco. Ele também nos contou sobre o jovem paciente. Ele disse: “Eu já vivi minha vida e prefiro deixar isso para o destino em vez de bloquear uma cama por dois ou três dias ao custo de um paciente mais jovem”. Os últimos momentos foram dolorosos – disse a filha de Dabhalkar, Aasawari Kothiwan.

Procurado pelo jornal Times of India para comentar o caso, um representante do hospital, que não foi identificado, destacou que embora a saída do idoso tenha significado a criação de uma vaga de atendimento, não há como designar um leito para uma pessoa específica.

– A escolha de quem deve ficar no leito é prerrogativa do médico. Embora a saída de Dabhalkar certamente aliviasse a pressão, criando espaço para outra pessoa – completou.

Publicações relacionadas

X