Ministério da Saúde autoriza abertura de 34 UTIs para Covid em 5 cidades de MG

 Ministério da Saúde autoriza abertura de 34 UTIs para Covid em 5 cidades de MG

86,18% dos 3.125 leitos UTIs SUS Covid estão ocupados no Estado Foto: Alex Ribeiro / Fotos Públicas

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (20) que vai repassar verba para abertura de 34 novos leitos de UTIs específicos para Covid-19 em Minas Gerais. As instalações serão disponibilizadas em cinco cidades – Barbacena, Itabira, São Lourenço, Uberaba e Uberlândia.

Conforme portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), neste mês de abril o órgão federal irá transferir R$ 1,6 milhão para criação e manutenção dos leitos. O órgão, no entanto, não informou quando eles estarão prontos para receber os pacientes. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) também não definiu uma data.

Em comunicado, o Ministério da Saúde explicou que a abertura ocorre “em caráter excepcional e temporário”. “A medida reforça a estrutura hospitalar e dá continuidade ao apoio que a pasta vem prestando aos estados, municípios e Distrito Federal desde o início da pandemia”.

A pasta informou que neste ano autorizou 2.140 leitos de UTIs Covid-19 para Minas, com investimento superior a R$ 147 milhões. “A autorização ocorre sob demanda dos estados, que têm autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários. Apesar disso, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença”, explicou.

Dos 34 leitos, 10 serão abertos no Hospital Municipal Carlos Chagas, 10 no Hospital das Clínicas da UFTM, além de oito no Hospital das Clínicas de Uberlândia, quatro na Santa Casa de Barbacena e dois na Fundação Casa de Caridade de São Lourenço.

A última atualização da SES indica que 86,18% dos 3.125 leitos UTIs SUS Covid estão ocupados.

Fonte: O Tempo

Publicações relacionadas

X