Tá procurando o quê?
Onde?

Saiba como navio encalhado em Suez pode impactar em seu bolso

 Saiba como navio encalhado em Suez pode impactar em seu bolso

Navio segue encalhado no Canal de Suez Foto: EFE/EPA | Suez Canal Authority

A notícia de que um mega navio encalhou no Canal de Suez, na última terça-feira (23), pode parecer não ter impactado em nada a vida do cidadão comum, aquele que sai todos os dias para o trabalho para obter o sustento de sua família. Porém, com uma economia globalizada, as consequências estão mais próximas do que imaginamos.

O maior e principal impacto no bolso dos cidadãos brasileiros deve ser o aumento do preço da gasolina. O efeito seria motivado por conta do Canal de Suez ser uma importante rota para barris de petróleo que vêm do Oriente Médio. Com o bloqueio, os preços do óleo já começaram a subir.

O aumento tem impacto no Brasil porque a política de preços da Petrobras segue as variações do mercado internacional. Ou seja, se o preço internacional do petróleo sobe, a empresa também reajusta o valor dos derivados, como a gasolina e o diesel, que saem das refinarias.

Outro efeito deve ser o aumento no preço do frete, que deve causar impacto no preço final de produtos. Um dos exemplos é o setor automotivo. Componentes utilizados para a fabricação de veículos vêm de países da Ásia e já estavam em falta antes mesmo do bloqueio em Suez, por conta da pandemia, fato que deve se agravar.

Caso o problema persista, as exportações brasileiras também podem ser afetadas, o que pode afetar a cadeia econômica do país. Vale lembrar que o mercado já tem impactos como a falta de contêineres para levar os produtos, por conta dos problemas logísticos.

Fonte: Pleno News

 

Publicações relacionadas