Tá procurando o quê?
Onde?

Comissão debate retorno às aulas presenciais em Santana do Paraíso

 Comissão debate retorno às aulas  presenciais em Santana do Paraíso

A Comissão de Trabalho Intersetorial da Pandemia da Covid-19 de Santana do Paraíso, composta por autoridades de diversas instituições e por membros da sociedade civil, reuniu-se na Escola Municipal José Dias Bicalho Filho, no Centro, nessa segunda-feira (22/02), para debater protocolos relacionados ao futuro retorno de aulas presenciais no município, que em um primeiro momento ocorrerá de forma híbrida (que mescla ensino remoto e presencial). No momento, a Comissão está traçando metas e debatendo questões essenciais para a garantia de um retorno seguro de alunos, educadores e demais envolvidos.

Na reunião dessa segunda-feira, o vice-prefeito, Oliveirinha, representou o prefeito Bruno Morato, que cumpria outra agenda oficial. “Estamos nos reunindo com o objetivo de encontrar soluções em conjunto para que o retorno às aulas presenciais ocorra de forma segura no município”, enfatizou Oliveirinha. A vereadora Claudimar Alves representou o Legislativo.

Inicialmente, as aulas retornarão de forma híbrida, em etapas de revezamento, sendo garantido o ensino presencial e o remoto (com material impresso, caderno de atividades e livro didático). Os pais e/ou responsáveis poderão optar por permanecer no ensino remoto. Aos estudantes pertencentes a grupos de risco, será permitido permanecer em ensino remoto.

O retorno às aulas presenciais demandará uma série de medidas contra a Covid-19, como aferição de temperatura dos alunos e profissionais da Educação; uso de máscara; respeito ao distanciamento social; uso de tapetes sanitizantes nas escolas; higienização das superfícies, espaços e objetos; materiais de uso individual; entre outras ações.

A secretária municipal de Educação, Janice Alves da Silva, lembrou que Santana do Paraíso conta hoje com quase 2,5 mil alunos matriculados na rede pública municipal. Deste total, 460 fazem uso do transporte escolar oferecido pela Prefeitura. “O retorno das aulas presenciais precisa ser feito de forma segura. Precisamos debater e garantir vários aspectos que garantam os cuidados de saúde, em decorrência da pandemia da Covid-19. É necessário garantirmos segurança no transporte, nas escolas. É preciso conscientizar as famílias dos alunos, para que elas sejam nossas parceiras nesse projeto de retorno às aulas presenciais. Não há uma data precisa para este retorno acontecer, mas estamos nos organizando para retornarmos de forma segurança”, enfatiza Janice.

A Administração Municipal contou com representantes de várias secretarias para a reunião, haja vista que os preparativos para o retorno às aulas presenciais envolvem um trabalho amplo e coordenado. “As recomendações e as ações da área da Saúde, por exemplo, serão fundamentais para nortear nossos próximos passos. A Assistência Social fará o levantamento de vulnerabilidade social junto às famílias. A Secretaria de Obras fará reformas pontuais nos CEMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e outras unidades escolares. Enfim, é um trabalho multitarefa que envolve toda a Administração Municipal”, afirma Janice.

A próxima reunião da Comissão de Trabalho Intersetorial deve ocorrer no dia 12 de março. Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde vai entregar um caderno de projetos com as demandas sugeridas, conforme os protocolos sanitários, para que todas as áreas possam ter conhecimento das medidas a serem adotadas para o adequado retorno das aulas presenciais.

Início do ano letivo

Em alinhamento com a Resolução 4.494, de 05 de fevereiro de 2021, da Secretaria de Estado da Educação (SEE-MG), o município de Santana do Paraíso optou redefinir as datas do início do ano letivo, que vai começar na modalidade de ensino remoto. As aulas da Educação Infantil (Maternal I e II e Pré-Escola 4 e 5 anos) começam nesta quarta-feira (24/02). Já as aulas do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) vão começar no dia 8 de março.

Publicações relacionadas