Galo: campeão brasileiro sub-20, Marcos Valadares, tem Sampaoli como inspiração

 Galo: campeão brasileiro sub-20, Marcos Valadares, tem Sampaoli como inspiração

A boa campanha da equipe sub-20 do Atlético no Brasileirão da categoria foi confirmada com o título no domingo (24) e gera esperança na torcida que sonha com novos nomes para compor o elenco profissional. O técnico do sub-20, Marcos Valadares, tem algumas apostas para o time principal e acredita muito que o bom desempenho de toda equipe contribuiu para os destaques individuais.

Talvez o principal nome do Galinho da atualidade seja o do atacante Guilherme Santos, artilheiro do Campeonato Brasileiro com 13 gols. Além de finalizar, Guilherme também ajuda seus companheiros a marcarem e, com isso, se tornou o principal garçom da competição com sete assistências.

“A gente conseguiu o envolvimento de todos e o crescimento de todos. É claro que temos esses atletas que tão um pouco mais na porta do profissional, talvez até pela própria idade, até porque alguns deles estouram a idade do sub-20 então, é natural que nesse primeiro momento já possam ser mais vistos no profissional, no contexto de trabalho de dia dia de treino juntamente com o grupo do profissional e outros que ainda poderiam atuar no sub-20, como o Guilherme, mas também como artilheiro da competição, tenha aí uma visibilidade boa e um interesse maior na comissão do profissional para dar uma olhada mais de perto”

Quem faz a “ponte” entre as categorias de base e o profissional é o ex-zagueiro do Atlético, Léo Silva, atualmente coordenador da equipe de transição do clube. É o Léo quem tem um relacionamento mais próximo com a comissão de Sampaoli para organizar e monitorar esses atletas.

“A gente vem desenvolvendo bem esse trabalho. Outros fatores contribuem muito. A questão da análise de desempenho aprofunda muito o contexto de trabalho, de jogo, de treino e facilita esse processo de desempenho por parte do profissional em relação aos nossos atletas isso tem sido feito e feito de uma forma muito bacana e com ctz todas eles conhecem muito bem o trabalho que vem sendo desenvolvido no Sub-20”, afirmou o treinador.

Entre outros grandes nomes do futebol internacional, Marcos Valadares tem Jorge Sampaoli como uma das inspirações profissionais. O treinador da base imprime características do técnico argentino na sua equipe, principalmente na intensidade.

“Me inspiro em alguns grandes profissionais do futebol mundial como Pep Guardiola e Klopp em suas equipes e também nosso próprio treinador do profissional, Sampaoli, que tem uma maneira muito interessante de jogar sua equipe constrói muito bem o jogo, domina muito bem o jogo, pressiona bem o adversário, então, nós tentamos desenvolver esse trabalho, claro, com as nossas particularidades, mas muito dentro desse contexto”

Para encerrar os compromissos da temporada de 2020 do Galinho, a equipe ainda precisa disputar a Supercopa, sem data definida pela CBF. O torneio é disputado, em dois jogos, pelo campeão da Copa do Brasil, o Vasco, e quem levou o título do Campeonato Brasileiro, o Atlético. O Galo foi eliminado na semifinal da Copa do Brasil para o Vasco, mas o treinador do Galo esteve, até o fim de 2019, no comando da equipe Sub-20 do Cruzmaltino e conhece o trabalho desenvolvido por lá.

“A Supercopa será um grande confronto novamente contra o Vasco, que eu conheço muito bem. Vários atletas que atuaram comigo e tem ainda uma forma que eu desenvolvi com eles até porque a temporada foi muito curta em relação a treinamento e eles, como nós, jogaram muito e aproveitaram muito de algumas situações construídas lá, durante minha participação. Um conforto muito forte e interessante entre duas equipes que se propõe a levar o melhor resultado. que a gente tenha a melhor sorte desta vez”, comentou Marcos Valadares.

Fonte: O Tempo

Publicações relacionadas

X