Tá procurando o quê?
Onde?

Grêmio x Galo: duelo de melhor ataque com melhor defesa, na rodada de gigantes

 Grêmio x Galo: duelo de melhor ataque com melhor defesa, na rodada de gigantes

No primeiro turno, Atlético e Grêmio se enfrentaram no Mineirão e o Galo ganhou por 3 a 1 — Foto: Divulgação/Atlético

A 31ª rodada é uma das principais do Campeonato Brasileiro até aqui, porque terá três confrontos diretos entre os seis primeiros colocados na tabela. O Atlético visita o Grêmio, nesta quarta-feira (20), às 19h15, na Arena do Grêmio, em um jogo muito difícil, mas, para seguir firme na briga pelo título, o Galo precisa marcar pontos. A expectativa é de que a partida seja muito disputada. Afinal, é o melhor ataque contra a melhor defesa do Brasileirão.

O Galo é o time que mais marcou gols nesta edição do Brasileiro. Até aqui, o Atlético já fez 51 gols. Já o Grêmio tem a defesa menos vazada. O time de Renato Gaúcho só sofreu 24 gols em todo campeonato. Do outro lado, o equilíbrio. Enquanto o Galo sofre muitos gols, o Grêmio não tem marcado muitos. A equipe de Sampaoli teve a defesa vazada 37 vezes, enquanto o Tricolor gaúcho marcou apenas 38 gols. O saldo de gols das duas equipes é igual.14 para cada lado.

No primeiro turno, as duas equipes se enfrentaram no Mineirão e o Galo saiu com uma vitória importante por 3 a 1. O atacante Keno fez o segundo hat-trick seguido – também marcou três gols contra o Atlético-GO no primeiro turno -, e o Galo venceu por 3 a 1.

Tabela

O São Paulo segue líder com 57 pontos. Em segundo está o Internacional com 56. Logo depois, o Galo tem 53 pontos e pode ultrapassar o Inter, nesta rodada, se vencer o Grêmio e com uma derrota do Colorado. O Flamengo está na quarta posição com 52 e pode passar o Atlético, caso vença e o Galo perca. Na quinta colocação tem o Palmeiras com 51 pontos e depois o Grêmio com 50.

Rodada de gigantes

Esta rodada do Brasileirão fica marcada pelos duelos entre os seis primeiros times da tabela. Além de Grêmio e Atlético, São Paulo e Internacional jogam às 21h30, também na quarta (20) e Palmeiras e Flamengo duelam na quinta-feira (21), às 19h. A 31ª rodada pode desembolar – ou embolar mais ainda – a parte de cima da tabela.

Probabilidade

A briga pelo título está mais disputada do que nunca. De acordo com levantamento feito pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nove times ainda têm chances de serem campeões. O Galo é o terceiro com maior probabilidade. Segundo o estudo, o alvinegro tem 20% de chances. Em primeiro, o líder São Paulo. O Tricolor já chegou a ter 70% de probabilidade, mas a sequência de resultados ruins, fez o clube chegar na 31ª rodada com 31,4% de chances.

O Internacional também segue na luta pela taça e tem 26,1% de probabilidade de levar. Flamengo, Palmeiras e Grêmio têm menores chances, mas continuam na briga com 8,3%, 7,7% e 6,2%, respectivamente. Fluminense, Santos e Corinthians ainda têm chances matemáticas de serem campeões, mas não chegam a 1%.

Desfalques 

Atlético

Para o jogo de quarta-feira, o técnico Sampaoli não terá à disposição o volante Jair, que cumpre suspensão depois de receber o terceiro cartão amarelo contra o Atlético-GO. O meia Matías Zaracho também segue desfalcando a equipe, já que se recupera de um estiramento muscular na coxa esquerda.

Apesar das expectativas, o atacante Diego Tardelli segue de fora de mais um desafio. O jogador que se recuperou de lesão em dezembro e voltou a treinar na Cidade do Galo, ainda não está preparado para ser relacionado para uma partida.

Provável escalação: Everson; Guga, Réver e  Junior Alonso, Guilherme Arana; Allan, Alan Franco e Hyoran; Sasha, Keno e Eduardo Vargas.

Grêmio 

O meia Matheus Henrique é dúvida para esta partida. O jogador sofreu uma pancada na panturrilha esquerda na rodada passada e pode ficar de fora para se recuperar. Quem deve retornar é o zagueiro Geromel, depois de se recuperar de uma lesão muscular. O meia Lucas Silva também é reforço, depois de cumprir suspensão.

Provável escalação: Vanderlei; Victor Ferraz, Rodrigues (Geromel), Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva, Darlan (Maicon), Alisson, Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza.

FICHA TÉCNICA 

GRÊMIO x ATLÉTICO 

Motivo: 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Data: quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Horário: 19h15

Local: Arena do Grêmio

Transmissão: Premiere e Rádio Super 91,7 FM

Árbitro: Raphael Claus (FIFA)

Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA) e Alex Ang Ribeiro

VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral

Fonte: O Tempo

Publicações relacionadas