Tá procurando o quê?
Onde?

IBGE lança coleção de ebooks sobre as capitais brasileiras para crianças e jovens

 IBGE lança coleção de ebooks sobre as capitais brasileiras para crianças e jovens

O IBGE lançou ontem (12) a coleção “Minha Capital”, que será formada por 27 livros digitais, um para a capital de cada unidade da federação. Com textos curtos e leves acompanhados por ilustrações, cada edição ficará disponível para download na Loja Virtual do IBGE. O ebook de Belém (PA) abre a coleção, quando a cidade completa 405 anos. Os demais volumes serão divulgados ao longo de 2021, na data de fundação de cada capital.

Os livros, que têm como foco o público infantojuvenil, apresentam as capitais de forma lúdica, mostrando suas principais características, pontos turísticos, itens da culinária, da cultura, além de aspectos peculiares de cada localidade.

“Como o ebook é voltado para o público jovem, o foco são curiosidades, lugares típicos, atrações, sempre com a pegada infantojuvenil e ilustrações belíssimas de diferentes designers, cada um com seu estilo, de várias áreas do IBGE. Os textos e ilustrações foram feitos em parceria com as supervisões de disseminação de informações  de cada unidade da federação”, diz a analista do IBGE Agláia Tavares, autora dos textos.

A coordenadora de Marketing do IBGE, Izabelle Oliveira, lembra que o projeto, idealizado pelo então diretor do Centro de Documentação e Disseminação de Informações, David Wu Tai, que faleceu de Covid-19, começou a ser concebido em 2017. O lançamento do “Minha Capital” seria no ano passado, em formato impresso, mas, devido à pandemia, optou-se pelo formato de ebook para ser aproveitado nos canais digitais do Instituto.

“Como estratégia para divulgação, o lançamento foi transferido para 2021, aproveitando o calendário, porque o IBGE já tem nas suas redes sociais a iniciativa de fazer postagens comemorativas nas datas de aniversário das capitais. A ideia é fazer interação com os nossos públicos”, explica Izabelle.

Veja alguns dos destaques que a primeira edição traz sobre Belém

– O primeiro ebook mostra que Belém foi fundada em 1616 por Francisco Caldeira Castelo Branco, que ergueu o Forte do Presépio, para impedir que holandeses, franceses e ingleses chegassem à Amazônia. A cidade fica no continente, mas possui 39 ilhas ao seu redor.

– Na Estação das Docas, parte do antigo porto de Belém, saem os passeios de barco, permitindo que se conheçam ilhas como a Cotijuba, com 15 quilômetros de praias, ou a Ilha do Combu, às margens do rio Guamá.

– Todos os anos, uma multidão acompanha a maior procissão católica do mundo, o Círio de Nazaré, que tradicionalmente acontece em outubro. O evento chega a reunir mais de dois milhões de pessoas nas ruas da cidade.

– O famoso Mercado Ver-o-Peso é formado por dois mercados de ferro, além de uma grande feira aberta, entre outros espaços. São vendidas ervas, mel, açaí, leite de amapá, seiva de jatobá, andiroba, copaíba e cheiros do Pará.

– A Igreja de Nossa Senhora das Mercês – que fica na praça Visconde do Rio Branco, popularmente conhecida como Praça das Mercês – conserva muitos dos seus traços originais. Na Praça da República acontece uma feirinha aos domingos, e é onde está instalado o Museu Comercial do Pará. O Teatro Experimental Waldemar Henrique, que fica onde era o Museu Comercial do Pará, e o majestoso Theatro da Paz são outras atrações.

– No parque ecológico Mangal das Garças, que tem uma área de 40.000 m² no coração do centro histórico da cidade é possível ver espécies como o guará. No Mangal também há um mirante que é conhecido como Farol de Belém, com 47 metros de altura.

O próximo ebook será divulgado em 25 de janeiro, data em que a cidade de São Paulo completa 467 anos. Veja o calendário para acompanhar os lançamentos.

 

Publicações relacionadas