Prefeito de Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, participa do lançamento do Samu Regional em Valadares

 Prefeito de Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, participa do lançamento do Samu Regional em Valadares

Sonho antigo dos fabricianenses, o Samu – Serviço Médico de Urgência – 24h, deve começar a funcionar em Coronel Fabriciano a partir desta terça-feira (29). A previsão foi anunciada durante o lançamento da primeira etapa do serviço em Governador Valadares, nessa segunda-feira, 28, com a presença do Governador em exercício, Paulo Brant e do Secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Amaral. O Secretário-adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, deputados e secretários de saúde das cidades beneficiadas nessa primeira etapa também participaram da solenidade.

O município está preparado para o início das operações do Samu – 24hs. A base será a sede do Corpo de Bombeiros, na Avenida Tancredo Neves, no Caladinho do Meio, com duas unidades de resgate, sendo uma avançada e uma básica. Os veículos equipados já estão na base aguardando para prestar os primeiros atendimentos. Em Fabriciano, o Samu funcionará de maneira integrada ao Hospital Dr. José Maria Morais e a UPA 24 horas, complementando a rede ao garantir o correto encaminhamento de pacientes na cidade, sobretudo, de caso de maior gravidade e complexidade.

“Representa um final feliz para essa história que começou numa briga política dividindo o Vale do Aço e o Vale do Rio Doce. Assumi a direção do Cisvales, juntamente com o governo Zema, e acredito que consegui cumprir com o objetivo de apaziguar e, principalmente, de auxiliar na efetivação do serviço que a população do Leste mineiro tanto necessita”, sintetizou o prefeito Dr. Marcos Vinicius. “Para o usuário, não importa onde que é a central de regulação. O que importa é que 192 e prontamente seja atendido”, conclui.

 

SAMU REGIONAL VAI ATENDER 86 CIDADES

O Samu Regional Leste atenderá 86 cidades que integram as regionais de saúde de Governador Valadares e Coronel Fabriciano com uma população estimada em 1,5 milhão de pessoas. Esta primeira etapa contempla uma central de regulação (Governador Valadares) e dez bases de Suporte Básico em Tarumirim, Mantena, Peçanha, São João Evangelista, Santa Maria do Suaçuí, Governador Valadares, Coronel Fabriciano, Timóteo, Caratinga e Belo Oriente.

Para o Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, a chegada do Samu a Fabriciano é mais uma promessa cumprida pelo Prefeito, Dr. Marcos Vinícius. “Fabriciano está recebendo mais um serviço que não existia, que é o Samu 24h. Isso é um sonho para nós. Então a gente tem que agradecer o empenho do prefeito, do secretário de estado da saúde e dos deputados regionais que nos ajudaram neste momento de implantação”, concluiu.

 

Publicações relacionadas

X