CRLV Digital vira obrigação dos motoristas em 2021; Confira como emitir o seu!
Projeto Audiovisual: ” O Quadro da Tia Índia”

O ator Ipatinguense Filipe Fernandes residente em São Paulo desde 2017, faz mais uma passagem pelo Vale do Aço e apresenta seu primeiro trabalho solo que estreia no dia 28/12/2020 às 19 horas em seu canal do Youtube. Sobre o filme Filipe Fernandes diz que a ancestralidade é a única coisa que nós temos quando nascemos além da nossa existência, essas características começam a nos formar enquanto pessoas no lugar e no mundo ao qual pertencemos. “O Quadro da Tia Índia”, trás um pequeno mergulho na ancestralidade do artista apresentando também de forma sutil um pouco da história e ancestralidade do nosso país enquanto nação. O ator destaca que o desejo de falar da história de sua família sempre existiu pois, se mistura com a história da cidade de Ipatinga, a Fazendinha casa onde seus bisavós moraram e criaram seus filhos tem 73 anos de existência e Ipatinga 56 anos. No filme Filipe fala um pouco da Fazendinha localizada antigamente no Pontal Alegre, depois com o nascimento e crescimento de Ipatinga se tornou parte do bairro Vila Celeste e hoje se localiza no Jardim Santa Clara um dos bairros mais novos da cidade. Filipe conta ainda que seus familiares e ancestrais viram essa cidade se desenvolver, outros cresceram juntamente com ela e aqui está ele, em um ano de pandemia se reinventando enquanto artista já que os teatros estão fechados.
“O Quadro da Tia Índia” é um projeto audiovisual meio cinema, meio teatro, meio contação de história, meio documentário, meio ficção e meio realidade que apresenta uma pequena viagem pelo universo, história e ancestralidade do artista Filipe Fernandes fazendo também uma reflexão sobre a ancestralidade do nosso país enquanto nação através de duas histórias indígenas que fazem parte do nosso folclore a “Lenda da Vitória Régia” e a “Lenda da Origem do Sol”. Filipe conta que sua bisavó era indígena, e vejamos só, antes de todos os fatos que a história nos apresenta sobre “descobrimento” e colonização do nosso país os indígenas já estavam aqui, moravam nessa terra e devemos ter muito respeito por eles pois fazem parte da nossa história. Filipe ainda ressalta que em Ipatinga antes do surgimento da cidade os indígenas também estavam aqui.
O projeto foi viabilizado pelo chamamento público 0220, Edital José Lopes Sobrinho com recursos da Lei Aldir Blanc através da Prefeitura de Ipatinga.
SOBRE O ARTISTA
Filipe Fernandes é um artista brasileiro nascido em Ipatinga, com 22 anos de carreira. Ator, professor, apresentador, modelo, bailarino e Mister Timóteo 2019. Graduado em Teatro pela UNB – Universidade Federal de Brasília. Começou seus estudos em teatro aos 9 anos de Idade na Escola Municipal de teatro “7 de outubro” em Ipatinga Minas Gerais em 1999.
Como ator integrou o elenco de várias montagens teatrais de Ipatinga e região, em grupos e companhias de teatro como Espaço Cultural Casa Laboratório, Grupo Farroupilha, Cia. Bruta de Teatro, Santinhas do Pau Oco Produções, Circo Fool, Cia. Trupe da Alegria, Dama Espaço Cultural, Grupo Metamorfose, Grupo Esterco e Valentinas Grupo.
Há 10 anos integra o casting de modelos da Agência Oz e foi eleito Mister Timóteo Universo 2019, se destacando também no concurso estadual o Mister Minas Gerais Universo 2019 ao vencer a prova de popularidade trazendo pro Vale do Aço a faixa de “Mister Minas Gerais Universo Internet 2019”.
Foi bailarino da Academia Olguin e do Centro de Referência em Dança do Vale do Aço por quatro anos integrando o corpo de baile de várias montagens e participando de festivais como o “Endança” em Ipatinga e o Fendafor em Fortaleza/CE. Integrou também o elenco da comissão de frente da Escola de Samba Unidos do Peruche em 2017 no Carnaval de São Paulo.
Focado na carreira artística nacional Filipe Fernandes se mudou pra São Paulo há quatro anos e se destacou em alguns trabalhos de publicidade como editoriais e catálogos de moda, comerciais de TV e campanhas publicitárias.
“ALTOS PAPOS”
Além disso Filipe teve em 2020 sua estreia na TV como apresentador. Filipe Di Black comanda o “Altos Papos” ao lado de mais 4 apresentadores na Rede Brasil de TV, todo sábado as 16:50 hrs com reprise aos domingos as 13 hrs. O “Altos Papos” teve sua estreia no dia 3 de outubro e finaliza a primeira temporada no próximo sábado dia 26 de dezembro na Rede Brasil de TV, um programa diferenciado que mistura skate, surf, lutas, esportes radicais, game, música, filmes e séries tudo em um só lugar… Sem poder falar muito sobre o que vem por aí Filipe adianta que espera voltar logo às gravações da segunda temporada.
SERVIÇO:
- “O Quadro Da Tia Índia”
28/12/2020 às 19 hrs
Canal do you tube – Filipe Fernandes Ator
https://www.youtube.com/channel/UCAHREbrmBYdElXn5frws9cw
- “Altos Papos”
26/12/2020 às 16:50 hrs
Na Rede Brasil de Televisão
Todos os episódios do programa estão disponíveis no site…
FICHA TÉCNICA / CRÉDITOS
“O QUADRO DA TIA ÍNDIA”
Interprete e criador: Filipe Fernandes
Elenco: Filipe Fernandes
Participação Especial: Izaltina Alves
Roteiro: Filipe Fernandes
Captação de imagem/Câmera: Léo Coessens
Direção Geral: Barbara Pavione e Léo Coessens
Direção de Arte: Filipe Fernandes
Edição: Léo Coussens
Áudio: Bárbara Pavione e Léo Coussens
Produção Executiva: Bárbara Pavione
Concepção de figurino: Filipe Fernandes
Figurino: Chita-me – Ateliê
Quadros: Luiz Gomes – Rabissquei
Locações: Fazendinha e Espaço Coletivo Aberto
Assessoria de Imprensa: Solange Maria – Agência Oz
Lendas do Folclore Brasileiro
Lenda da Vitória Régia – Domínio Público
Lenda Origem do Sol – Domínio Público
Trilha Sonora:
Fazenda – Miltom Nascimento, Nelson Ângelo
Oração ao Tempo – Caetano Veloso
Boi Valente – Valentinas Grupo, Caboclo
Agradecimentos:
Fazendinha – Vila Celeste
Coletivo Aberto
Espaço Cultural Casa Laboratório
Diego Martins
Mel de Faria
Agência Oz
Solange Maria
Carol Magalhães
Ronaldo Brito
Izaltina Alves
José Gomes
Rozeli Rocha
Skarlet Cordeiro
Marilene Borges
Ariene Assis
Wemerson Geléia
Maria Odete
Iris Fernandes
Iza Maria
Ana Luiza
Maria Pena
Almira Pereira
Irto Fernandes
Ilma Fernandes
Patricia Pena
José Nilson
Ronaldo Fernandes
Cleidemar Costa
Rosa Nilson
Luiz Monteiro
Sueli do Carmo
Valdenir Moura
Wemerson Angelo
Waldineia Solza
Danger Nilson
Marcelo Pereira
Silvana Pereira