Tá procurando o quê?
Onde?

Projeto Audiovisual: ” O Quadro da Tia Índia”

 Projeto Audiovisual: ” O Quadro da Tia Índia”

O ator Ipatinguense Filipe Fernandes residente em São Paulo desde 2017, faz mais uma passagem pelo Vale do Aço e apresenta seu primeiro trabalho solo que estreia no dia 28/12/2020 às 19 horas em seu canal do Youtube. Sobre o filme Filipe Fernandes diz que a ancestralidade é a única coisa que nós temos quando nascemos além da nossa existência, essas características começam a nos formar enquanto pessoas no lugar e no mundo ao qual pertencemos. “O Quadro da Tia Índia”, trás um pequeno mergulho na ancestralidade do artista apresentando também de forma sutil um pouco da história e ancestralidade do nosso país enquanto nação. O ator destaca que o desejo de falar da história de sua família sempre existiu pois, se mistura com a história da cidade de Ipatinga, a Fazendinha casa onde seus bisavós moraram e criaram seus filhos tem 73 anos de existência e Ipatinga 56 anos. No filme Filipe fala um pouco da Fazendinha localizada antigamente no Pontal Alegre, depois com o nascimento e crescimento de Ipatinga se tornou parte do bairro Vila Celeste e hoje se localiza no Jardim Santa Clara um dos bairros mais novos da cidade. Filipe conta ainda que seus familiares e ancestrais viram essa cidade se desenvolver, outros cresceram juntamente com ela e aqui está ele, em um ano de pandemia se reinventando enquanto artista já que os teatros estão fechados.

“O Quadro da Tia Índia” é um projeto audiovisual meio cinema, meio teatro, meio contação de história, meio documentário, meio ficção e meio realidade que apresenta uma pequena viagem pelo universo, história e ancestralidade do artista Filipe Fernandes fazendo também uma reflexão sobre a ancestralidade do nosso país enquanto nação através de duas histórias indígenas que fazem parte do nosso folclore a “Lenda da Vitória Régia” e a “Lenda da Origem do Sol”. Filipe conta que sua bisavó era indígena, e vejamos só, antes de todos os fatos que a história nos apresenta sobre “descobrimento” e colonização do nosso país os indígenas já estavam aqui, moravam nessa terra e devemos ter muito respeito por eles pois fazem parte da nossa história. Filipe ainda ressalta que em Ipatinga antes do surgimento da cidade os indígenas também estavam aqui.

O projeto foi viabilizado pelo chamamento público 0220, Edital José Lopes Sobrinho com recursos da Lei Aldir Blanc através da Prefeitura de Ipatinga.

SOBRE O ARTISTA

Filipe Fernandes é um artista brasileiro nascido em Ipatinga, com 22 anos de carreira. Ator, professor, apresentador, modelo, bailarino e Mister Timóteo 2019. Graduado em Teatro pela UNB – Universidade Federal de Brasília. Começou seus estudos em teatro aos 9 anos de Idade na Escola Municipal de teatro “7 de outubro” em Ipatinga Minas Gerais em 1999.

Como ator integrou o elenco de várias montagens teatrais de Ipatinga e região, em grupos e companhias de teatro como Espaço Cultural Casa Laboratório, Grupo Farroupilha, Cia. Bruta de Teatro, Santinhas do Pau Oco Produções, Circo Fool, Cia. Trupe da Alegria, Dama Espaço Cultural, Grupo Metamorfose, Grupo Esterco e Valentinas Grupo.

Há 10 anos integra o casting de modelos da Agência Oz e foi eleito Mister Timóteo Universo 2019, se destacando também no concurso estadual o Mister Minas Gerais Universo 2019 ao vencer a prova de popularidade trazendo pro Vale do Aço a faixa de “Mister Minas Gerais Universo Internet 2019”.

Foi bailarino da Academia Olguin e do Centro de Referência em Dança do Vale do Aço por quatro anos integrando o corpo de baile de várias montagens e participando de festivais como o “Endança” em Ipatinga e o Fendafor em Fortaleza/CE. Integrou também o elenco da comissão de frente da Escola de Samba Unidos do Peruche em 2017 no Carnaval de São Paulo.

Focado na carreira artística nacional Filipe Fernandes se mudou pra São Paulo há quatro anos e se destacou em alguns trabalhos de publicidade como editoriais e catálogos de moda, comerciais de TV e campanhas publicitárias.

“ALTOS PAPOS”

Além disso Filipe teve em 2020 sua estreia na TV como apresentador. Filipe Di Black comanda o “Altos Papos” ao lado de mais 4 apresentadores na Rede Brasil de TV, todo sábado as 16:50 hrs com reprise aos domingos as 13 hrs. O “Altos Papos” teve sua estreia no dia 3 de outubro e finaliza a primeira temporada no próximo sábado dia 26 de dezembro na Rede Brasil de TV, um programa diferenciado que mistura skate, surf, lutas, esportes radicais, game, música, filmes e séries tudo em um só lugar… Sem poder falar muito sobre o que vem por aí Filipe adianta que espera voltar logo às gravações da segunda temporada.

SERVIÇO:

  • “O Quadro Da Tia Índia”

28/12/2020 às 19 hrs

Canal do you tube – Filipe Fernandes Ator

https://www.youtube.com/channel/UCAHREbrmBYdElXn5frws9cw

 

  • “Altos Papos”

26/12/2020 às 16:50 hrs

Na Rede Brasil de Televisão

Todos os episódios do programa estão disponíveis no site…

Inicio

FICHA TÉCNICA / CRÉDITOS

“O QUADRO DA TIA ÍNDIA”

 

Interprete e criador: Filipe Fernandes

Elenco: Filipe Fernandes

Participação Especial: Izaltina Alves

Roteiro: Filipe Fernandes

Captação de imagem/Câmera: Léo Coessens

Direção Geral: Barbara Pavione e Léo Coessens

Direção de Arte: Filipe Fernandes

Edição: Léo Coussens

Áudio: Bárbara Pavione e Léo Coussens

Produção Executiva: Bárbara Pavione

Concepção de figurino: Filipe Fernandes

Figurino: Chita-me – Ateliê

Quadros: Luiz Gomes – Rabissquei

Locações: Fazendinha e Espaço Coletivo Aberto

Assessoria de Imprensa: Solange Maria – Agência Oz

 

Lendas do Folclore Brasileiro

Lenda da Vitória Régia – Domínio Público

Lenda Origem do Sol – Domínio Público

 

Trilha Sonora:

Fazenda – Miltom Nascimento, Nelson Ângelo

Oração ao Tempo – Caetano Veloso

Boi Valente – Valentinas Grupo, Caboclo

 

Agradecimentos:

Fazendinha – Vila Celeste

Coletivo Aberto

Espaço Cultural Casa Laboratório

Diego Martins

Mel de Faria

Agência Oz

Solange Maria

Carol Magalhães

Ronaldo Brito

Izaltina Alves

José Gomes

Rozeli Rocha

Skarlet Cordeiro

Marilene Borges

Ariene Assis

Wemerson Geléia

Maria Odete

Iris Fernandes

Iza Maria

Ana Luiza

Maria Pena

Almira Pereira

Irto Fernandes

Ilma Fernandes

Patricia Pena

José Nilson

Ronaldo Fernandes

Cleidemar Costa

Rosa Nilson

Luiz Monteiro

Sueli do Carmo

Valdenir Moura

Wemerson Angelo

Waldineia Solza

Danger Nilson

Marcelo Pereira

Silvana Pereira

 

 

Publicações relacionadas