Tá procurando o quê?
Onde?

Instituto Usiminas oferece palestra gratuita para educadores

 Instituto Usiminas oferece palestra gratuita para educadores

A programação desta semana do Instituto Usiminas promove várias atrações gratuitas para diferentes públicos. Destaque para a palestra gratuita e on-line ministrada diretamente de Portugal, com a atriz e arte-educadora Kiara Terra. O evento será nesta quinta-feira (10/12), às 19h, com o tema “A importância das manifestações culturais, do patrimônio e da literatura na vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos”. Toda a programação conta com realização do Instituto Usiminas e patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Atriz e arte-educadora Kiara Terra

No encontro virtual, a arte-educadora irá promover um debate sobre a capacidade narrativa como eixo central nos processos de aprendizagem, palavra, escuta e pertencimento. Kiara irá propor um trajeto que inicia na primeira infância até a vida adulta, passando pela complexa rede de pertencimentos que construímos ao longo da vida por meio de nossas habilidades autobiográficas.  Interessados em participar da palestra podem se inscrever gratuitamente pelo email: acaoeducativa@usiminas.com.

Bate-papo ao vivo

No Conversa Conectada de dezembro, o Instituto Usiminas recebe o maestro Vinicius Saturnino da Orquestra de Câmara do Vale do Aço para um bate-papo ao vivo, que será nesta terça-feira (8/12), às 19h, pelo Instagram @institutousiminas. Durante a conversa, o maestro vai falar sobre o trabalho da orquestra, que tem o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A Orquestra promove concertos gratuitos com reportório do erudito ao popular, formação de músicos em prol da democratização do acesso à música erudita. Durante o mês de dezembro, a Orquestra de Câmara do Vale do Aço é a atração do Circuito Comunidade – Especial de Natal.

Maestro Vinicius Saturnino

Natal e Cartas de Amor

As decorações de Natal voltam a ser tema do Em Casa com o Instituto Usiminas desta quarta-feira (09/12). A artista plástica Rosane Dias apresenta formas sustentáveis de fazer decoração na oficina “Criação de enfeites de Natal com materiais recicláveis”. A proposta desta oficina é o conceito do enfeite de natal reciclado, elaborado a partir do reaproveitamento de embalagens que estão inutilizadas em casa.

Já na sexta-feira (11/12), o público vai poder embalar no projeto “Carta de amor – Serenata virtual”, com a musicista Laura de Castro. Quem acompanha o Instituto Usiminas nas redes sociais teve a oportunidade de mandar pedidos de música com dedicatórias para participar do projeto. Cinco pedidos foram selecionados e, nesse vídeo, Laura apresenta versões das músicas escolhidas, em clima intimista, levando o recado para quem está recebendo a música.

Artista plástica Rosane Dias

Toda programação virtual será disponibilizada pelas redes sociais do Instituto Usiminas, pelo Facebook (https://www.facebook.com/institutousiminas) e Instagram (@institutousiminas).

 

Publicações relacionadas