Tá procurando o quê?
Onde?

Relembre a vida de Maradona, craque que marcou o futebol

 Relembre a vida de Maradona, craque que marcou o futebol

Diego Maradona faleceu nesta quarta-feira (25) deixando um vazio no coração dos torcedores argentinos e dos amantes do futebol de todo o mundo. Conhecido pelas polêmicas e por ser o único jogador da história a se comparar com Pelé, Maradona é, sem dúvidas, um dos maiores nomes da história do futebol mundial. Relembre como foi a trajetória deste craque argentino.

INFÂNCIA
Maradona nasceu em 30 de outubro de 1960, em Buenos Aires, e foi o quinto filho de Don Diego e Dalma Salvadora Franco. O craque argentino teve uma infância conturbada na província de Villa Fiorito e chegou a dizer em entrevista que vivia em local “privado de luz, privado de água e privado de telefone”.

Aos 9 anos começou a treinar no Argentinos Juniors e seis anos depois, estreou profissionalmente no clube, no dia 20 de outubro de 1976. Maradona vestiu a camisa da seleção argentina pela primeira vez com apenas 16 anos e no ano seguinte foi artilheiro do campeonato argentino Liga Profesional de Fútbol.

FUTEBOL PROFISSIONAL
Em 1980, o craque Argentino estava na mira de clubes europeus, mas optou por ingressar na equipe do Boca Juniors, seu time de coração, onde conquistou seu primeiro título nacional, no ano de 1981. Maradona foi finalmente para a Europa no ano seguinte, sendo vendido para o Barcelona, onde viveu a primeira crise de sua carreira ao ficar afastado dos campos por conta de uma hepatite e de uma fratura na perna. O craque também começou a passar por crises financeiras nessa época e foi nesse período que começou a usar cocaína.

Maradona deixou o Barcelona para ingressar no Napoli, em 1084, pela quantia inédita de 10 milhões de dólares e levou o clube italiano à primeira sequência de títulos nacionais. Diego Maradona levou o time italiano a quatro títulos, incluindo a Copa UEFA. Após o Napoli, o argentino passou pelos clubes Sevilla, Newell’s Old Boys até retornar ao Boca Juniors, em seu país natal.

O craque também começou a passar por crises financeiras nessa época e foi nesse período que começou a usar cocaína

Na seleção argentina, Maradona foi campeão em 1986, levando o país ao bicampeonato mundial. Nesta copa do mundo, Maradona foi o autor do eleito Gol do Século, contra a Inglaterra. O craque também conquistou o troféu Artemio Franchi e o Mundial de Futebol Sub-20.

Hoje, Diego Maradona dá nome ao estádio do Argentinos Juniors, onde iniciou sua carreira. O atleta conquistou 16 títulos em clubes e 27 prêmios individuais.

Fonte: Pleno News

Publicações relacionadas