Tá procurando o quê?
Onde?

Cientistas encontram gás que aponta chance de vida em Vênus

A descoberta de gás fosfina na atmosfera de Vênus indica que o planeta tem o “potencial” de acolher ou ter acolhido vida, de acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira (14) pela revista Nature Astronomy.

De acordo com a equipe da Universidade de Cardiff encarregada da pesquisa, a descoberta “sugere que Vênus poderia acolher processos fotoquímicos ou geoquímicos”, embora não implique necessariamente “provas sólidas de vida microbiana” no planeta.

As observações do telescópio James Clerk Maxwell, no Havaí, e do telescópio ALMA (Atacama Large Millimeter Array), no deserto do Atacama, no Chile, em 2017 e 2019, permitiram a descoberta, que abre um caminho para a possibilidade de encontrar vida fora do planeta Terra.

– O que acreditamos ter encontrado é gás fosfina na atmosfera de Vênus. Em um planeta rochoso como a Terra, fosfina é um gás raro e surge principalmente como resultado da vida, por isso o consideramos um biomarcador – disse à imprensa Emily Drabek-Maunder, astrônoma do Observatório Real de Greenwich.

Emily também é integrante da equipe que desenvolveu o trabalho.

Os cientistas destacaram que a fosfina (PH3) na Terra é causada pela atividade humana, como a indústria, ou por microrganismos, o que pode ser um indício de alguma forma de vida em Vênus.

As condições na superfície de Vênus são “hostis à vida”, segundo o estudo, mas o ambiente nas nuvens mais altas, entre 53 e 62 quilômetros de altura, é temperado.

– No entanto, a composição dessas nuvens é muito ácida, e sob essas condições a fosfina seria destruída muito rapidamente – disse a equipe de cientistas.

A missão liderada pela professora Jane Greaves analisou a possível origem da fosfina na atmosfera de Vênus examinando possíveis fontes na superfície do planeta, micrometeoritos, raios e processos químicos que ocorrem nas nuvens, mas não conseguiram determiná-la.

– São necessários mais modelos e observações para explorar a origem da fosfina na atmosfera de Vênus – reconheceu o estudo.

No texto, os autores afirmam que “o PH3 pode ter origem em processos fotoquímicos ou geoquímicos desconhecidos ou, por analogia com a produção biológica de PH3 na Terra, a partir da presença de vida”.

– Se nenhum processo químico puder explicar o PH3 na atmosfera superior de Vênus, então ele deve ser produzido por um processo anteriormente considerado implausível sob condições venusianas – acrescentaram.

Ao apresentar a descoberta à imprensa, o professor William Bains explicou que os cientistas estão sendo “muito cautelosos”.

– Não estamos dizendo que há vida (em Vênus). O que estamos dizendo é que há algo que é realmente desconhecido e que pode ser vida – explicou.

Fosfina, um gás mais denso que o ar terrestre, pode ser encontrada em produtos gerados pela humanidade, como insecticidas, e a sua exposição a pessoas pode ser altamente tóxica.

Fonte: Pleno News