Tá procurando o quê?
Onde?

Salão do Livro Vale do Aço terá programação online em 2020

 Salão do Livro Vale do Aço terá programação online em 2020

A 13ª edição do Salão do Livro Vale do Aço chega com diversas atrações culturais gratuitas para o público a partir desta terça-feira (1º/09), desta vez inteiramente on-line, em atendimento às determinações de isolamento social. O evento conta com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A programação virtual será disponibilizada até o dia 31 de dezembro deste ano e já pode ser acessada pelo site www.salaodolivrovaledoaco.com.br.

Entre as principais atrações do Salão do Livro Vale do Aço está o Takorama – Festival Internacional de Cinema On-line. Inédito no Brasil, o festival é promovido pela Associação Internacional Films pour Enfants (filmes para crianças), com o patrocínio da Comissão Nacional Francesa da Unesco. Por meio de uma plataforma on-line, o Festival Takorama pretende levar educação cinematográfica e artística para crianças e adolescentes de todo o país, começando pelo Vale do Aço, com filmes selecionados sob a curadoria de pedagogas especializadas. Atividades escolares também serão disponibilizadas para serem feitas em casa, reforçando o conteúdo e o contato com os professores durante o período do isolamento social.

Os curtas-metragens do festival abordam a solidariedade, assunto que vai ao encontro do tema da 13ª edição do Salão do Livro Vale do Aço: “Paz nas Escolas”. Com atrações virtuais disponibilizadas paralelamente aos filmes do Festival Takorama, o Salão pretende incentivar uma reflexão sobre o respeito, a tolerância, e iniciativas de combate ao bullying.

Para a produtora executiva do evento, Cibele Teixeira, o maior desafio do Salão do Livro é acolher o público que espera pelo evento anualmente. “Enquanto aguardamos o evento presencial, estamos trazendo um universo literário e cinematográfico virtual, que poderá ser acessado por meio do nosso site, que está de cara nova. Trata-se de um conteúdo riquíssimo, que queremos levar aos estudantes e às famílias que sempre marcaram presença no nosso Salão”, revela.

Segundo a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, o Salão do Livro Vale do Aço no formato virtual reforça as atrações que o Instituto Usiminas tem levado para o público, por meio das suas redes sociais. “O Salão é um evento muito querido e esperado por todos e que a Usiminas tem muito orgulho em patrocinar. Assim como temos nos esforçado para levar atrações culturais on-line diariamente, vamos fazer mais esta edição do evento ser especial como sempre”, declara.

Programação interativa

Com o tema “Paz nas escolas”, a reflexão proposta pelo Salão do Livro Vale do Aço será direcionada pelo projeto “Plante Amor nas Escolas”, do artista plástico e curador do 13ª edição do evento, Rafa Mattos. O artista, que participou da edição de 2019 com ações em escolas públicas de Timóteo, Revés do Belém e Coronel Fabriciano, volta ao evento provocando o debate sobre o amor ao próximo com o objetivo de combater o bullying.

Para isso, Rafa vai comandar o concurso via twitter “Paz nas Escolas em 250 caracteres”. Todos os estudantes estão convidados a participar usando de muita criatividade para falar sobre seus pensamentos, experiências, ideias e um novo jeito de retornar ao ambiente escolar, tornando-o agradável de frequentar, possibilitando o encontro de novos amigos e mais aprendizado. Tudo de forma bem objetiva e criativa. O regulamento está disponível no site www.salaodolivrovaledoaco.com.br.

Também integram a programação a palestra “Isso não tem graça”, do Grupo Girino; e a oficina de Musicalização com o Grupo Pé de Sonho, ambos de Belo Horizonte. As atrações serão transmitidas pelo canal do Salão do Livro no Youtube e também vão complementar o debate e o concurso de melhor tuíte.

Feira do Livro Virtual

A tradicional Feira de Livros do Salão do Livro Vale do Aço também será virtual. Com a participação de 18 editoras de todo o país, serão disponibilizadas obras a preços especiais, que poderão ser adquiridas on-line. Cerca de 600 obras estarão disponíveis para venda. Como de costume, também serão realizados lançamentos de livros de escritores, agora, por meio de Lives, que também permitirá a interação com o público.

Acompanhe nossa programação pelas redes sociais e site do Salão do Livro Vale do Aço:

www.salaodolivrovaledoaco.com.br

Facebook: @salaodolivroipatinga

Instagran: @salaodolivrova 

Twitter: @salaodolivro_va

Youtube: youtube.salaodolivrovaledoaco.com.br

Publicações relacionadas