echo '';

Reunião entre prefeitos do Vale do Aço hoje (29) descarta lockdown

 Reunião entre prefeitos do Vale do Aço hoje (29) descarta lockdown

Após reunião na manhã desta segunda-feira (29), envolvendo os prefeitos da macrorregião do Vale do Aço, ficou rechaçada a possibilidade de um lockdown na região. O encontro foi realizado na sede da FIEMG Regional, em Ipatinga e organizado pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana.

Entre as medidas definidas na reunião, está chegada ainda nesta semana de 25 equipamentos hospitalares, incluindo 15 respiradores para Ipatinga. O município está, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado neste domingo (29), com 103% de leitos de UTI SUS para Covid-19 ocupados. 

De acordo com o presidente da ARMVA, João Luiz, a entidade ainda busca um alinhamento de ideias entre os prefeitos de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, no que tange a ações de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, e novos encontros devem acontecer com esse objetivo.

Governo do estado deseja intervir

Na semana passada, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, declarou que cogita a hipótese de adotar o bloqueio total em algumas regiões do estado, incluindo o Vale do Aço, e disse que a chance de se decretar o lockdown é de 90%. “Poderemos ter o lockdown, sim, mas em determinadas regiões onde a incidência está muito acima do que seria considerado adequado”, explicou.

As decisões tomadas pela comissão nesta segunda (29) ainda estão em processo de construção e, portanto, podem sofrer eventuais alterações. O movimento dos poderes públicos tem como objetivo construir alternativas a uma possibilidade de intervenção incisiva, em especial pelo Governo do Estado que tem manifestado sua preocupação com o crescente quadro de gravidade da pandemia na região.

Publicações relacionadas

X