Tá procurando o quê?
Onde?

Ipatinga registra hoje a segunda morte pelo coronavírus

 Ipatinga registra hoje a segunda morte pelo coronavírus

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Saúde, informa em nota para a imprensa na manhã deste sábado (30), que foi notificada pelo Hospital Márcio Cunha, na noite dessa sexta-feira (29), do óbito de uma senhora de 96 anos, cujo teste, RT-PCR, realizado durante o período de internação, confirmou positivo para a Covid-19. A mulher era moradora do bairro Bethânia.

Em nota, o Hospital Márcio Cunha informou ao município que forneceu à família todas as informações quanto à causa da morte e, de acordo com o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde, repassou as orientações quanto aos trâmites que deveriam ser seguidos no velório.

Protocolo para velório de vítimas do Covid-19

De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, os falecidos devido à COVID-19 podem ser enterrados ou cremados, mas os velórios e funerais de pacientes confirmados ou suspeitos da doença, que juntem muitas pessoas em um ambiente fechado, não são recomendados. Neste caso, o risco de transmissão também está associado ao contato entre familiares e amigos.

Por isso, a cerimônia de sepultamento deve ocorrer em lugares ventilados e, de preferência, abertos. Além disso, a recomendação é que contem com no máximo 10 pessoas, respeitando a distância mínima de, pelo menos, dois metros entre elas, bem como outras medidas de isolamento social e de etiqueta respiratória. Essa recomendação deverá ser observada durante os períodos com indicação de isolamento social ou quarentena pelo gestor local ou federal.

Durante todo o velório o caixão deve permanecer fechado para evitar qualquer contato com o corpo. O protocolo recomenda ainda que seja evitada a permanência de pessoas que pertençam ao grupo de risco: idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos. Além disso a presença de pessoas com sintomas respiratórios também deve ser evitada como, por exemplo, febre e tosse.

Publicações relacionadas