Tá procurando o quê?
Onde?

Quase 100 novas empresas foram inauguradas em Ipatinga, apesar da pandemia

 Quase 100 novas empresas foram inauguradas em Ipatinga, apesar da pandemia

De acordo com dados da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), Ipatinga está entre as cidades que mais abriram empresas e em menor tempo hábil, nos dois últimos meses.  Os dados são bastante satisfatórios, levando em conta que estamos num período de retração e estagnação econômica em diversos setores devido à pandemia do novo Coronavírus.

No mês de março, foram 49 empresas abertas, com  um prazo médio de 16h40 para formalização e conclusão de cada processo. A estatística coloca o município como o oitavo que mais abriu empresas no mês e o mais ágil entre os dez primeiros no quesito.

Em abril, o histórico mês de aniversário do município, além dos 50 novos empreendimentos liberados para funcionamento e a sexta colocação no ranking quantitativo estadual, a cidade conseguiu ser ainda mais veloz na abertura dos estabelecimentos, registrando um prazo médio de 11h36 para cada um deles.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), Luís Henrique Alves, ressaltou a importância dos números, mesmo com a Covid-19: “Apesar de todas as dificuldades causadas pela pandemia, os números evidenciam a confiança dos investidores no mercado local, o que é motivo para comemorar. Além disso, há o estímulo da rapidez do sistema adotado no nosso serviço público para liberar as empresas para início de suas atividades”, frisou.

O prefeito Nardyello Rocha lembra que um dos instrumentos mais importantes na agilização dos processos é a Sala Mineira do Empreendedor, que o atual governo estruturou e mantém em funcionamento desde o segundo semestre de 2018 no andar térreo da sede do Executivo. “O organismo, que trabalha diariamente em interação com a Semdetur, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e a Secretaria de Fazenda, além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é uma estratégica ponte de ligação com a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). E, sem dúvida alguma, a simplificação e desburocratização de procedimentos em setores afins da nossa Administração também foi determinante para atingirmos este notável patamar de eficiência”, avaliou. 

A Sala Mineira do Empreendedor ocupa instalações à frente da agência do Banco Itaú, no térreo da PMI, e funciona de 11h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Publicações relacionadas