Ipatinga: manifestantes pedem reabertura de bares, academias e shopping; veja vídeo

 Ipatinga: manifestantes pedem reabertura de bares, academias e shopping; veja vídeo

Um grupo de manifestantes se reuniu, na tarde desta quarta-feira (22), em frente a Câmara Municipal de Ipatinga solicitando a abertura de bares, restaurantes, lanchonetes, academias e shoppings para o público na cidade.

Esses setores estão de portas fechadas desde o dia 21 de março, há mais de um mês, quando a Prefeitura de Ipatinga decretou o fechamento do comércio como medida para conter o avanço de casos de Covid-19 no município.

No último dia 07 de abril, os prefeitos das principais cidades do Vale do Aço e promotores do Ministério Público se reuniram no Fórum Municipal de Ipatinga e decidiram emitir um decreto regional permitindo a flexibilização do comércio.

Com esse decreto, estabelecimentos comerciais não essenciais de diversos segmentos foram autorizadas a funcionar com horário reduzido, desde que fossem adotas medidas de prevenção contra o novo coronavírus.

Porém bares, restaurantes, lanchonetes, academias e shoppings não entraram nessa lista, podendo funcionar apenas por meio de delivery, no caso dos estabelecimentos do gênero alimentício.

Leia mais: Prefeitos e Ministério público decidem reabrir comércio no Vale do Aço

A equipe do Portal MaisVip acompanhou toda a manifestação e conversou com alguns integrante do movimento, chamado “Precisamos Trabalhar”, composto proprietários e funcionários de estabelecimentos desses setores. Assista ao vídeo:

O presidente da Câmara, o vereador Jadson Heleno (PSD), falou com exclusividade para o Portal MaisVip sobre a manifestação. Confira:

O que diz a Prefeitura de Ipatinga

Nós procuramos representantes da Prefeitura Municipal de Ipatinga, que não quiseram gravar entrevista. Por meio de nota, o Executivo municipal informou que segue a Deliberação 17 do governo de Minas Gerais, que determina que estabelecimentos comerciais não essenciais que gerem aglomeração de pessoas permaneçam de portas fechadas.

Confira a nota da prefeitura na íntegra:

Sobre a manifestação de proprietários de bares e restaurantes, nesta quarta-feira (22), a Administração Municipal de Ipatinga tem a considerar que respeita qualquer tipo de ato resguardado pelo direito e as liberdades do regime democrático. Entretanto, entende que o pleito deve ser levado ao governo do Estado, uma vez que a Deliberação 17, emitida pelo Comitê Gestor de Minas Gerais, constituído pelo governo mineiro em função da pandemia do Coronavírus, proíbe o funcionamento de estabelecimentos dos segmentos em questão, sem possibilidade de ingerência pelo poder público local.
Prefeitura Municipal de Ipatinga
22 de abril de 2020.

 

Tá procurando notícia? Dá um MaisVip que acha!

Publicações relacionadas

X