Bolsonaro escolhe o novo Ministro da Saúde: veja quem é

 Bolsonaro escolhe o novo Ministro da Saúde: veja quem é

Na tarde desta quinta-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro exonerou Luiz Henrique Mandetta do cargo de ministro da Saúde. Os diversos atritos entre os dois na abordagem do combate ao Covid-19, é apontado como o principal motivo para a decisão.

Leia Mais: Bolsonaro demite Luiz Henrique Mandetta

O ato oficial de exoneração está sendo preparado e vai ser publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União, conforme afirmou o próprio Mandetta em rede social.

“Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar”, escreveu Mandetta.

Novo Ministro

O presidente Jair Bolsonaro não perdeu tempo: para o lugar de Mandetta, assume o oncologista e empresário Nelson Teich, que esteve com o chefe do executivo mais cedo no Palácio do Planalto para acertar os parâmetros da nova abordagem do ministério.

Teich é graduado na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), com especialização em oncologia pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), possui MBA em Gestão de Saúde pela Coppe e mestrado em Economia na Universidade de Nova York. É fundador do Centro de Oncologia Integrado.

Teich tem histórico de atuação política como um dos consultores da campanha eleitoral de Bolsonaro para a área de saúde e chegou a ser cotado para o Ministério na época, com o apoio de Paulo Guedes. Mas o presidente fez uma opção pessoal por Mandetta, que tinha o apoio de Onyx Lorenzoni, Ministro da Casa Civil, e Ronaldo Caiado.

Tá procurando notícia? Dá um MAISVIP que acha!

 

Publicações relacionadas

X