Tá procurando o quê?
Onde?

Covid-19: SES-MG e Ministério da Saúde divergem sobre data do 1° caso

 Covid-19: SES-MG e Ministério da Saúde divergem sobre data do 1° caso

 

O Ministério da Saúde corrigiu, nesta sexta-feira (3), a informação de que a primeira morte por coronavírus no país teria sido registrada no dia 23 de janeiro em Minas Gerais, divulgada nessa quinta-feira (2). Em janeiro, o Brasil não havia sequer registrado nenhum caso confirmado do novo coronavírus.

“Estamos fazendo a investigação de casos internados. Muitos desses casos estão com material colhido, e nós tivemos, a partir de investigação retrospectiva, a identificação do primeiro caso confirmado. Ele é da semana epidemiológica 4, de 23 de janeiro”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, nessa quinta-feira (2).

O primeiro caso a ser confirmado como morte por Covid-19 em território nacional foi em São Paulo, no dia 17 de março; a vítima era um homem de 62 anos, que tinha histórico de diabetes, hipertensão e hiperplasia prostática.

Em Minas Gerais, o primeiro caso de morte pelo coronavírus foi registrado apenas no último dia 29 de março, em Nova Lima; a vítima era uma idosa que estava internada no hospital Biocor.

O Ministério da Saúde foi comunicado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesta sexta-feira (3) sobre a conclusão de investigação do possível primeiro caso de Covid-19 no Brasil. A informação de início dos sintomas foi alterada de 23/1/2020 para 25/3/2020. Os dados no sistema de notificação estão sendo atualizados.”

Entretanto, mesmo com a correção, a informação divulgada pelo Ministério da Saúde ainda não bate com as do boletim epidemiológico de Minas Gerais. De acordo com os dados, nenhuma morte foi confirmada no estado na data 25 de março.

Publicações relacionadas