Fabriciano realiza dia D de combate às Arboviroses

 Fabriciano realiza dia D de combate às Arboviroses
Divulgação

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Saúde, realiza nesta sexta-feira, 6, o dia D de Combate às Arboviroses (dengue, zika e chikungunya), causadas pelo mosquito Ades aegypti. Por recomendação do Ministério da Saúde, as ações devem ser intensificadas no período chuvoso e quente, período propício para reprodução do mosquito e que, por tanto, exige maior atenção de todos. (veja a programação ao final desta matéria)

“O trabalho de controle de arboviroses é interesetorial dentro do município, e vem sendo realizado de forma contínua. E devido a esse período de chuva, que pode ocasionar um aumento dos focos do mosquito, o mutirão vem para fortalecer ainda mais as ações de combate”, ressalta o Secretário de Saúde, Ricardo Cacau. 

A subsecretária de Saúde, Vânia Tavares, informa que o município cumpriu seu papel reduzindo drasticamente os índices de infestação, até o momento, com a ajuda da população. “Há mais de dois anos temos ficado abaixo do índice tolerável do Ministério da Saúde, mas não podemos cochilar. Por isso, apesar do índice baixo, vamos fazer o dia D”.

Índices de Infestação

No último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, realizado em outubro, os resultados foram satisfatórios em relação ao preconizado pelo Ministério da Saúde, com 0,8%. O LIRAa tem como finalidade verificar os índices de infestação de larvas do mosquito nos município, a fim de que sejam realizadas ações para combater os principais focos em áreas onde a proliferação do mosquito seja maior. O levantamento é realizado pelo menos três vezes por ano. 

É importante lembrar que, apesar dos serviços realizados pelos agentes da Saúde, o combate ao Aedes aegypti precisa começar nas residências com medidas simples no dia-a-dia: guardar garrafas e baldes vazios sempre virados para baixo; manter pneus sem água e em lugares cobertos; desobstruir calhas e tampar caixas d’água, poços e reservatórios de água; lavar e secar vasilhas dos animais antes de trocar água e ração; deixar ralos limpos e com aplicação de telas; são medidas fundamentais para controle das arboviroses. 

Publicações relacionadas

X