Tá procurando o quê?
Onde?

Unidades de Saúde de Ipatinga oferecem vacina BCG de forma revezada

 Unidades de Saúde de Ipatinga oferecem vacina BCG de forma revezada

Cumprindo uma recomendação estabelecida pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Ipatinga oferece diariamente, em esquema de rodízio, a vacina Bacilo Calmette-Guérin, a BCG, em 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A medida visa otimizar a distribuição das vacinas e evitar desperdícios, uma vez que o repasse do produto diminuiu. Além disso, depois de aberta, a dose da vacina tem validade de até seis horas.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Mara Fernanda, “foi preciso montar estratégias, de maneira a utilizar cada frasco da forma mais eficiente possível. Pelo esquema de rodízio, minimizamos as perdas de doses e não deixamos nenhuma criança sem ser imunizada”, afirma.

Aplicada em dose única para prevenir formas graves da tuberculose, a vacina BCG faz parte do calendário de vacinação da criança. Ela deve ser administrada em dose única em recém-nascidos, com no mínimo dois quilos, preferencialmente logo após o nascimento ou durante o primeiro mês de vida.

Para ter acesso à vacina, pais ou responsáveis pela criança deverão apresentar no ato da vacina o documento de identificação do mesmo, além do cartão de vacinação da criança.

Fique atento aos dias em que cada UBS disponibiliza a vacina:

 

Publicações relacionadas