Tá procurando o quê?
Onde?

VÍDEO – Especialista dá dicas de como proteger seu filho de abusos sexuais

 VÍDEO – Especialista dá dicas de como proteger seu filho de abusos sexuais

Os números de casos de abuso sexual de crianças no Brasil chegam a assustar. Segundo dados do Disque Direitos Humanos, Disque 100, que entre 2012 e 2015, foram registrados mais de R$ 120 mil casos de violência sexual contra criança, uma média estarrecedora de três ataques por hora.

De acordo com o neuropediatra Marcone Oliveira, ensinar seu filho como se proteger desses ataques é a melhor forma de prevenção. Pais, mães, professores, babás e familiares devem ficar atentos a determinados comportamentos da criança e ter no diálogo uma importante ferramenta de denúncia, caso algo diferente ocorra.

O especialista dá dicas importantes para os pais, responsáveis e familiares orientem as crianças sobre os perigos da violência sexual.

Marcone Oliveira 

Marcone Oliveira é graduado em Medicina pelo IMES, especialista em pediatria SBP, neuropediatra pela Universidade Federal do Paraná. Atua no Vale do Aço.

1-Mostre que o corpo é só dele

Ensine seu filho que ele pode dizer não se alguém forçar-lo a tocar, abraçar ou beijar outra pessoa. Ao cumprimentar um desconhecido, o aperto de mão pode ser uma alternativa a beijos e abraços.

2 – Crie uma rede de segurança

Tenha um grupo de 3 ou 4 pessoas adultos em que seu filho confia para contar o que quiser caso ele se sinta preocupado ou inseguro.

3 – Fique atento aos sinais

Explique a criança que seu corpo é inteligente e que mostra quando está desconfortável. Dor no estômago, coração acelerado, isso deve ser contado a um adulto de confiança.

4 – Respeite a intimidade

Chame as partes íntimas pelo nome correto e explique que ninguém pode tocá-las, a não ser os responsáveis. Diga ainda que não é legal tocar no corpo de outra pessoa.

5 – Não estimule segredos

Ao invés de segredos é melhor falar que na sua família tem “surpresas felizes”, pois as surpresas podem ser contadas. Assim se alguém pedir seu filho segredos ele saberá a maneira certa de como agir.

Publicações relacionadas