Casa de Memória realiza exposição de carnaval em Timóteo

Casa de Memória realiza exposição de carnaval

Começou nesta segunda-feira (06), na Casa de Memória, a exposição ‘Carnaval: um breve desfile pelas avenidas de sua história’. Com fantasias e textos, o evento pretende ressaltar o nascimento e a trajetória do carnaval. “A comunidade vai poder se inteirar melhor da história dessa festa tradicional que teve início 600 anos antes de Cristo e tem origem na Europa. O público vai poder saber mais sobre o carnaval de Timóteo e do mundo”, disse o coordenador da Casa de Memória, Hernani Victor Reis.

 

Em Timóteo, o carnaval deu o ar da graça na década de 40  com pequenos cordões formados por moças e rapazes que saiam pelas ruas do vilarejo cantando modinhas. “Carnaval não é somente desfile de rua, essa festa tem todo um contexto”, ressaltou Hernani. A expectativa é de receber além do público adulto, crianças e adolescentes das escolas do município. Para agendamento, entrar em contato pelo telefone: 3847-8070.

 

Brasil

O carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa.
Embora de origem europeia, muitos personagens foram incorporados ao carnaval brasileiro, como, por exemplo, Rei momo, pierrô, colombina, etc.

Os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis (corsos) surgiram nessa época, mas tornaram-se mais populares no começo do século XX. As pessoas decoravam seus carros, fantasiavam-se e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem aos carros alegóricos.

O carnaval tornou-se cada vez mais popular no século XX, e teve um crescimento considerável neste período, que ocorreu em virtude das marchinhas carnavalescas (músicas que faziam o carnaval mais animado).
A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e chamava-se “Deixa Falar”.Anos depois, a escola mudou seu nome para Estácio de Sá.

 

A Região Nordeste permaneceu com as tradições originais do carnaval de rua como, por exemplo, Recife. Já na Bahia, o carnaval de rua conta com a participação dos trios elétricos, embalados por músicas dançantes, em especial pelo axé.

 

Carnaval no mundo

O carnaval não é comemorado somente no Brasil, mas em boa parte do planeta. Veja a seguir as principais comemorações.

Reino Unido

No Reino Unido acontece o Shroveitide (Shrive que significa confessar ‘pecados’), que é a comemoração do carnaval britânico.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o carnaval resume-se basicamente na celebração do Mardi Grass (Terça-Feira Gorda). Em New Orleans, desfilam pelas ruas mais de 50 agremiações com gigantescos e originais carros alegóricos.

Alemanha

A festa mais tradicional é a da cidade de Bonn, que organiza desfiles com pessoas fantasiadas; o diabo fica solto, por esse motivo as pessoas usam máscaras a fim de esconder seus rostos.

 

Itália

Por muito tempo o carnaval veneziano foi um dos mais fortes e alegres do mundo. Durante o período do carnaval eram desenvolvidos bailes e festas nas praças e ruas da cidade. Com o passar do tempo o carnaval de Veneza foi enfraquecendo, chegando a quase extinguir-se.

 

França

O carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias.

 

1 Comentário Quero comentar!

  • A TVCOPACABANA; já tomou ciência da casa de Memória e jàesta notificando na TVC o Carnaval de Timóteo de 2012 deste ano com o intuito de fazer parte com a produção com o seu trabalho de Reportagem e Comentários sobre esta grande Festa de Folia que sera Realizada entre os dias 18/21-02,desta mês Gostariamos muito de Fazermos deste Evento junto com a( W áudio ) o Melhor para ser representado na TV COPACABANA.com Sergio Pires

    Comentário by sergio pires — 7 de fevereiro de 2012 @ 8:42

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

Publicidade

Calendário

fevereiro 2012
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829